sábado, 1 de novembro de 2008

Sociologia Geral - 5ª Aula

5ª Aula – 17/10/2008

A Sociologia é a ciência da humanidade.

Classificação das ciências ao longo dos tempos:
Antiguidade: feita através da actividade taxionómica (??????????)
Idade Média: Trivium (áreas ligadas às letras); Quadrium (áreas ligadas às ciências exactas, as matemáricas)
Idade Moderna (séc. 16): aparecimento do método científico.

Classificação das ciências (segundo a lei dos três estados):
6º lugar – Sociologia – objecto de estudo complexo devido às várias complexidades humanas e das interacções sociais. Diz-se que a Sociologia é mais geral porque depende da realidade social. É uma ciência sintética, dependente das outras cinco ciências. Tem demais lugar. A Sociologia surgiu logo como ciência de síntese, formando por si só subclassificações. Da Sociologia Geral, podemos obter a Sociologia da Saúde, Do Ambiente, das Organizações, do Trabalho, Urbana, etc.
5º Lugar – Biologia – ciência estática que tal como a sociologia depende de outras ciências. É uma ciência de síntese que se formou através da Anatomia e da fisiologia, ou seja, a junção da Anatomia com a Fisiologia deu origem à biologia.
4º e 3º lugares – Química e Física – são ciências de experimentação, obedecem ao principio da individualidade.
2º e 1º Astronomia e Matemática – são ciências de observação. Os seus obejctos de estudo são mais simples. A Matemática é a primeira a alcançar o estado positivo, é uma ciência específica.
A Esta hierarquia dá-se o nome d hierarquia da complexidade. Mais especifico existe a hierarquia da complexidade crescente que demonstra o progresso de como a sociologia se tornou a ciência mais complexa. Existe ainda a hierarquia da generalidade decrescente que demonstra como da Sociologia se podem abstrair as outras ciências mais simples.
Pirâmide: há interdependência entre todas as ciências acima da matemática. Existe uma relação cronológica, ou seja, a posição de cada ciência na pirâmide está intimamente ligada com a relação de aparecimento. Conclui-se, assim, que a pirâmide não é apenas um exercício classificatório, corresponde também à maturação de cada ciência. Com tudo isto, pode-se concluir a força e a validade desta classificação.
Politica do protótipo de espectáculo – politica típica dos EUA.

A Classificação de Comte não é uma originalidade. A originalidade está apenas na apresentação da classificação e no paralelismo feito com a lei dos três estados.

A construção do Humor baseia-se na capacidade de análise psicológica e sociologia dos indivíduos. Um bom humorista é sempre um bom analisador da sociedade.

O que é pensar positivo?
É o mesmo que dizer pensar científico, isto é, abandonar os dogmas teológicos e os princípios metafísicos.

Sociobiologia: ramo da biologia que estuda o comportamento social dos indivíduos em grupo, utilizando noções da etologia, evolução, genética e sobretudo da Sociologia das populações. O termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson, em 1975.
Essa disciplina científica propõe que comportamentos e sentimentos existentes nos seres humanos, como o altruísmo e a agressividade, são em parte derivados da genética, e não são apenas culturais ou socialmente adquiridos. Esse tipo de afirmação causou grande controvérsia no cenário intelectual, e até hoje divide os cientistas. Entretanto, boa parte das críticas são interpretações errôneas da teoria, muito confundida com o darwinismo social.

A Sociologia em duas Categorias:
Estática Social: estudo do consenso social, da ordem social. É a ideia de tirar uma fotografia e depois trabalhar cada aspecto da vida social. Esta análise deve ser feita às sociedades passadas para fazermos reconstituir os vários aspectos sociais até às sociedades da nossa época.
Dinâmica Social: é a mais importante, já que Comte desejava reorganizar a sociedade e só assim se consegue atingir as regularidades sociais, isto é, as leis sociais.

Estudo longitudinais: ??

Estudos anacrónicos: ??

O Fanatismos de Comte leva-o a usar o Positivismo como lema de vida.

Clotilde de Vaux é a musa inspiradora que teve forte influencia para a vida e obra de Comte . Morreu em 1843.

“Catolicismo Positivista” é um dilalogo entre Clotilde e Comte.

Sociedade Positivista: é uma espécie ou tipo de “igreja” – o grande objectivo é tornar o positivismo uma fé, uma crença.

Fontes de Inspiração de Comte:
Mostesquieu “Espírito das Leis”, refere-se ao determinismo histórico e social. Isto significa que as leis podem ser justificadas pela natureza das coisas.
Condorcet: Comte reteve o mérito da evolução das sociedades.
Bosquet: foi beber os aspectos sociológicos.

A palavra mãe de sociologia é a física-social.

4 comentários:

catarina ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
catarina ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
catarina ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
catarina ferreira disse...

Aos possíveis interessados:

Segundo os meus apontamentos,
Classificação das ciências ao longo dos tempos:
Antiguidade: Não havia actividade taxionómica, embora houvesse interesse em organizar as áreas científicas.

NOTA: Uma vez que os meus apontamentos, diferem dos aqui postados, recomendo aos interessados que consultem a docente da cadeira, a fim de perceberem o que está, de facto, correcto.

Beijos, Catarina Ferreira