segunda-feira, 17 de novembro de 2008

História Economica e Social - 12ª Aula

12ª Aula – 12/11/2008

François Quesnay é um francês, médico filho de agricultores, que resolve estudar os aspectos económicos no período pré-cientifico. Os princípios em que se vai basear permite o desenvolvimento da ciência económica, mas revelam-se errados, sendo os 4 princípios:
Doutrina/filosofia economia: é possível a economia e doutriná-la. É uma ordem natural segundo o Iluminismo, ou seja, é possível produzir lei do tipo universal e intemporal. À ordem natural pode-se também chamar de Fisiocrata, pois identifica-se as leis sociais que se aplicam aos pressupostos da Economia. O Laisse Faire, Laisse passe é o pricnipio doutrinário de Quesnay. O modelo organicista é adoptado por ele que defende que cada órgão tem a sua função especifica (perspectiva/metáfora vinda da medicina) sustentando o Laisse Faire Laisse Passér. Estão aqui os primórdios do liberalismo e os contra-principios ao absolutismo mercantilismo.
Teoria do Valor económico: estuda o que em valor económico e o que produz valor económico. Para Quesnay o que tem valor é apenas a terra (o grande erro do economista). É o único bem que tem valor e todo o resto deve ter correspondência à produção agrícola. Levanta-se assim o problema contra o mercantilismo.
Identifica a estratificação de classes: percebe onde estão e quem são as classes sociais e quais os valores de cada estrato social. A classe agrícola é a mais importante, pois é ela que tem a responsabilidade de produção agrícola pela mão dos rendeiros. Depois vem a Classe manufactura que é limitada pela falta de produção industrial que era sustentada pela actividade Agrícola. Por fim, aparece a Classe comercial que não era desenvolvida e o que era, era sustentada pela classe agrícola. A Classe Comercial e a Classe manufactura são consideradas estéreis.
Modelo Económico: onde é perceptível a identificação de variáveis e destas serem manipuladas. Vai dar a sistematização de como a economia funciona e tenta formular leis universais e intemporais. Tenta mensurar, quantificar e depois, eventualmente, manipula-los. Outro elemento fundamental é entender que cada nação tem um capital fixo (a base), considerando não haver dinâmica económica. O capital fixo não é mais do que se tem que investir na agriculta (mais do que a maioria) e nos outras duas classes. A economia apresenta-se, assim, como elemento estático.

Sem comentários: