domingo, 16 de novembro de 2008

História Economica e Social - 3º Aula

3ª Aula – 15/10/08

Nas sociedades pré-historias não havia escrita. Os estudos fazem-se através da analise de artefactos.

Por revolução entende-se uma ruptura com o passado, a mudança de ideal.

Economia Predatória (antes da Revolução Agrícola).

Processo de humanização: a existência humana só acontece há meio-milhão de anos começando no homem-faber até ao homo-sapiens.

Antes da revolução agrícola éramos organizados em caçadores e recolectores. Depois, fomos organizados em hordas, grupos e bandos, que dão origem a clãs e por consequência à formação de famílias.

Cipolla é um autor contemporâneo, historiador, tendo falecido em 2000. Escreveu um livro que tenta contabilizar o número de pessoas estúpidas ao longo da história. Cipolla considera e explica duas revoluções – a agrícola (10000 a.C. até sécXVI/XVII-, que tem como base uma economia agrícola). São lavradores, agricultores, isto é, dá-se a domesticação, permitindo a diferenças de organização; e a industrial, que tem como base a economia industrial (séc. XVIII até ao Século 21), dando-se aqui uma ruptura com a natureza como fonte exclusiva de receita económica. Inicia-se também a colonização de novas terras, começa a existir o proletariado, ou seja, a transformação do homem em máquina, e por fim, o nascimento da ciência económica.

Sem comentários: