sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Comte e Saint-Simon

2008/10/31

Comte é importante não só pela criação da ciência Sociologia, bem como pela invenção do Método Positivo.

Saint Simon é importante pela ideia de socialismo.

Comte foi o mentor da ciência da humanidade, ou seja, a sociologia. Nasce a doutrina/religião da humanidade, o positivismo, a ciência do conhecimento. O positivismo é uma tentativa de algo dogmático, pois faziam-se reuniões para a discussão de ideias, daí o dogma científico.

Regímen é a sã politica: não é uma ideia exclusiva de Comte, na época pós Revolução Francesa (época conturbada). Acreditava-se no abandono da guerra, queria-se que as nações se unissem para a partilha de recursos, motivando a entreajuda.

Princípios básicos do positivismo:
1º - se é social, tem que ser contextualizado.
2º - progresso, a característica de qualquer sociedade humana.
3º - o homem tem características biológicas e psicológicas iguais/idênticas ao longo dos tempos.

Método Cientifico:
1º - observação neutra, objectiva, desligada dos fenómenos (separação do sujeito produtor de conhecimento em relação ao seu objecto de estudo) – elimina-se a subjectividade, segundo Durkheim “a primeira atitude é despir-se de pré-conceitos”.
2º - valorização exclusiva do facto (observação/experiencia). Comte diz que a ciência e a fé na ciência é o necessário à produção de conhecimento. Não se pode “valorizar valores”, valoriza-se antes os factos para se chegar às regularidades dando origem às leis sociais. A experimentação é o estudo exploratório que se verifica se estivermos no caminho certo ou então é uma mera análise de factos. A observação está aliada à experiencia, diluindo-se o carácter subjectivo.
3º - Segmentação da realidade (compreensão da totalidade social só se verifica pela compreensão das partes que a compõem). A segmentação não pode nunca ser desligada da realidade.

Para Comte, o culto da investigação deve ser o culto da ciência.

Para Comte, a única forma de nos livrarmos dos princípios teológicos e que nos permita o desenvolvimento, é adoptar o principio positivista. Exemplos: Catecismo Positivista e a Religião da Humanidade.

Mérito de Comte: inventou a ciência “SOCIOLOGIA” através do método positivista.

Previsão racional: não é mais do que as tendências que as sociedades vão ter ao longo dos tempos. A previsão é alcançada através do método positivista.

Preocupação de Comte: a industrialização, no século XIX, o século de ruptura com o fim do feudalismo, dos sistemas monárquicos absolutistas em geral e também da descrença e cisão da Igreja Católica.

Saint-Simon é o título de Conde (1760-1885). Foi educado sob os princípios do Antigo regime, ou seja, bastante conservadora sobre influência da igreja e da nobreza.
Era um homem interessado pelos progressos científicos e tecnológicos da altura.
Aos 16 anos, foi combater na guerra da independência dos EUA.
Participou activamente na Revolução Francesa da qual lucrou economicamente.
Desejou o fim da Nobreza, pões em causa o cristianismo do ponto de vista pragmático, pois já não via utilidade no cristianismo na quotidiana.
Foi defensor de grandes obras de construção civil, como os canais. Dedicou-se aos escritos e às reflexões com 40 anos, investindo aí todo o seu dinheiro, ficando tecnicamente falido. Após isso, dedicou-se então à Medicina “école politecnique”.
“De la organisation de la societé europena”, obra escrita em 1814, que defende a organização da sociedade europeia, já com as bases do industrialismo.
Saint Simon começou por escrever de forma concertada e consciente, não escrevendo dispersamente como Comte. Tem em vista a reorganização da sociedade com os sábios no poder, excluindo os políticos de profissão. Comte partilha desta mesma ideia.

A Ideia Socialista de Saint Simon: é o estado que deve fazer o controlo da produção e distribuição dos recursos. Saint-Simon era um defensor nato da classe operária. Foi o primeiro que as desigualdades sociais tinham a ver com as carências económicas. Foi, no entanto, defensor de uma sociedade desigual, porque cada individuo tem distintas funções.

Sem comentários: