sábado, 22 de novembro de 2008

Saint Simon / Durkheim

4/11/08
Saint Simon que nasce em 1760 e morre em 1825. È um aventureiro que participa não só na revolução americana bem como na francesa. Foi defensor da construção do canal do Suez, demonstrando um forte interesse pelo progresso.
Defende a passagem de uma organização militar para uma organização administrativa de coisas (em sentido material). Defende tal organização sobretudo pela proliferação das indústrias e fábricas que produzem bens para as pessoas.

“De la organization de la societé europeenne” é o marco para começar a produzir obras sobre o industrialismo.

Entre 1819 e 1820, publica dois volumes onde demonstra a importância de se organizar a sociedade Francesa e europeia.
Em 1821, publica “Sistema Industria” (“Sistema de Politica Positiva”) de Comte que Saint Simon não publica autoria, na qual comte esboça também a lei dos três estados.
Saint Simon enfatiza a importância da industria, os investimentos científicos, no progresso, ….

Ideia chave de Saint Simon: O sistema industrial tem que estar ligado ao sistema Cientifico.

Em 1820, publica ainda o Catolicismo Industrial que deu origem a uma igreja, mas não nos moldes da igreja positiva. Chama-se Igreja Saint Samoniana. Esta igreja falhou sobretudo porque Saint Simon não foi o fundador da igreja, foram os seguidores que fundaram a igreja com interpretações abstractas, sendo posteriormente acusados de ataques à moral. Saint Somin nunca renegou à religião, sendo o catolicismo fonte de ajuda para os mais desfavorecidos.
Os seguidores, porém, adoptaram uma posição duvidosa, aliavam o espírito materialista de Saint Simon aos princípios de Cristo.

Em 1823 até 1825, com “O Novo Cristianismo”, realizou uma obra de síntese que define o papel da religião no processo industrial. Defende que a igreja deve ser essencialmente para os pobres.

“parábola de Saint Simon” – tenta demonstrar a inutilidade da classe politica. Diz que os únicos capazes de produzir é que são os realmente importantes para a sociedade humana. Defende que os políticos deviam ser afastados da sociedade.
Pela óptica de Saint Simon, o Governo politico constituído por políticos e militares que nada podiam fazer em prol da sociedade individual deveria ser substituído pelo Governo dos Peritos, ou seja, aqueles que conseguiam trazer a novidade e o progresso. O estado devia ter o poder de reorganizar esta mudança, isto é, deve incentivar o máximo aproveitamento e capacidade das máquinas e o melhor do individuo para a sociedade. O estado deve também supervisionar e distribuir os recursos.

Frase de Saint Simon: “A sociedade é uma fábrica”.

“METÁFORA dos zangões e das obreiras” Os zangões são os políticos, as obreiras são abelhas trabalhadoras, isto é, as industrias.

O maior contributo de Saint Simon é o Socialismo Industrial.

Émile Durkheim (1858-1917), não é temporalmente o sociólogo que se segue, contudo, é o considerado o primeiro e o verdadeiro sociólogo. Continua a ser uma abordagem filosófica, mas muito mais sociologia. È perigoso dizer-se isto, porque foi Comte que inventou a sociologia, ou aliás, como chegou à palavra sociologia e como a estruturou, através do método positivista.
Estudou em Epinal, ganhou um prémio no secundário do qual usou para ir para paris para se licenciar em filosofia.
Pediu a licença sabática para estudar Ciências Sociais, onde depois se veio a interessar por Comte.
Publicou artigos na Revee Philosofique.
1893, apresentou a tese de douturamento em Solidariedade orgânica, da divisão e Solidariedade mecânica e social do trabalho”
1897, apresenta as regras do método sociológico, apresenta também o conceito de facto social.

Sem comentários: