sábado, 1 de novembro de 2008

Sociologia Geral - 5ª Aula

5ª Aula – 17/10/2008

A Sociologia é a ciência da humanidade.

Classificação das ciências ao longo dos tempos:
Antiguidade: feita através da actividade taxionómica (??????????)
Idade Média: Trivium (áreas ligadas às letras); Quadrium (áreas ligadas às ciências exactas, as matemáricas)
Idade Moderna (séc. 16): aparecimento do método científico.

Classificação das ciências (segundo a lei dos três estados):
6º lugar – Sociologia – objecto de estudo complexo devido às várias complexidades humanas e das interacções sociais. Diz-se que a Sociologia é mais geral porque depende da realidade social. É uma ciência sintética, dependente das outras cinco ciências. Tem demais lugar. A Sociologia surgiu logo como ciência de síntese, formando por si só subclassificações. Da Sociologia Geral, podemos obter a Sociologia da Saúde, Do Ambiente, das Organizações, do Trabalho, Urbana, etc.
5º Lugar – Biologia – ciência estática que tal como a sociologia depende de outras ciências. É uma ciência de síntese que se formou através da Anatomia e da fisiologia, ou seja, a junção da Anatomia com a Fisiologia deu origem à biologia.
4º e 3º lugares – Química e Física – são ciências de experimentação, obedecem ao principio da individualidade.
2º e 1º Astronomia e Matemática – são ciências de observação. Os seus obejctos de estudo são mais simples. A Matemática é a primeira a alcançar o estado positivo, é uma ciência específica.
A Esta hierarquia dá-se o nome d hierarquia da complexidade. Mais especifico existe a hierarquia da complexidade crescente que demonstra o progresso de como a sociologia se tornou a ciência mais complexa. Existe ainda a hierarquia da generalidade decrescente que demonstra como da Sociologia se podem abstrair as outras ciências mais simples.
Pirâmide: há interdependência entre todas as ciências acima da matemática. Existe uma relação cronológica, ou seja, a posição de cada ciência na pirâmide está intimamente ligada com a relação de aparecimento. Conclui-se, assim, que a pirâmide não é apenas um exercício classificatório, corresponde também à maturação de cada ciência. Com tudo isto, pode-se concluir a força e a validade desta classificação.
Politica do protótipo de espectáculo – politica típica dos EUA.

A Classificação de Comte não é uma originalidade. A originalidade está apenas na apresentação da classificação e no paralelismo feito com a lei dos três estados.

A construção do Humor baseia-se na capacidade de análise psicológica e sociologia dos indivíduos. Um bom humorista é sempre um bom analisador da sociedade.

O que é pensar positivo?
É o mesmo que dizer pensar científico, isto é, abandonar os dogmas teológicos e os princípios metafísicos.

Sociobiologia: ramo da biologia que estuda o comportamento social dos indivíduos em grupo, utilizando noções da etologia, evolução, genética e sobretudo da Sociologia das populações. O termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson, em 1975.
Essa disciplina científica propõe que comportamentos e sentimentos existentes nos seres humanos, como o altruísmo e a agressividade, são em parte derivados da genética, e não são apenas culturais ou socialmente adquiridos. Esse tipo de afirmação causou grande controvérsia no cenário intelectual, e até hoje divide os cientistas. Entretanto, boa parte das críticas são interpretações errôneas da teoria, muito confundida com o darwinismo social.

A Sociologia em duas Categorias:
Estática Social: estudo do consenso social, da ordem social. É a ideia de tirar uma fotografia e depois trabalhar cada aspecto da vida social. Esta análise deve ser feita às sociedades passadas para fazermos reconstituir os vários aspectos sociais até às sociedades da nossa época.
Dinâmica Social: é a mais importante, já que Comte desejava reorganizar a sociedade e só assim se consegue atingir as regularidades sociais, isto é, as leis sociais.

Estudo longitudinais: ??

Estudos anacrónicos: ??

O Fanatismos de Comte leva-o a usar o Positivismo como lema de vida.

Clotilde de Vaux é a musa inspiradora que teve forte influencia para a vida e obra de Comte . Morreu em 1843.

“Catolicismo Positivista” é um dilalogo entre Clotilde e Comte.

Sociedade Positivista: é uma espécie ou tipo de “igreja” – o grande objectivo é tornar o positivismo uma fé, uma crença.

Fontes de Inspiração de Comte:
Mostesquieu “Espírito das Leis”, refere-se ao determinismo histórico e social. Isto significa que as leis podem ser justificadas pela natureza das coisas.
Condorcet: Comte reteve o mérito da evolução das sociedades.
Bosquet: foi beber os aspectos sociológicos.

A palavra mãe de sociologia é a física-social.

4 comentários:

Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...

Aos possíveis interessados:

Segundo os meus apontamentos,
Classificação das ciências ao longo dos tempos:
Antiguidade: Não havia actividade taxionómica, embora houvesse interesse em organizar as áreas científicas.

NOTA: Uma vez que os meus apontamentos, diferem dos aqui postados, recomendo aos interessados que consultem a docente da cadeira, a fim de perceberem o que está, de facto, correcto.

Beijos, Catarina Ferreira