quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sociologia Geral

24/10/2008

Sociologia é a ciência da Humanidade – Comte.

Estática Social – é o consenso social, uma perspectiva ou consciência anatómica. Exemplo: olhar para um corpo morto e analisar os tecidos, os órgãos, etc…
Dinâmica Social – analisa um momento, uma mudança em si, ou seja, as ligações ente fenómenos sociais. Dinâmica depende da estática, mas o que realmente importa a um sociólogo é a dinâmica.

Doutrina de Comte: é uma doutrina anti-clerical, ou seja, não é possível a existência do espírito positivista com o teológico. A sociedade tem que ser dominada pelo espírito positivo/científico.

Entre 1851 e 1856, Comte publica seis volumes de “Sistema Politico Positivista”, sem nunca ler nada de ninguém para, segundo ele, “não se poluir” – esta fase é considerada uma fase produtiva e emotiva de Comte. Após esta obra, Comte declarou-se sacerdote da Religião da humanidade, ou seja, o Positivismo ou até mesmo a Sociologia.

A Igreja positivista espalhou-se sobretudo em França, Brasil e no Resto do continente europeu. Em Portugal, Teófilo Braga representou o positivismo, contudo, não foi nada de extraordinário.

Positivismo tem três partes independentes:
- Culta da Doutrina da Humanidade: pressupõe a moral positivista que visa melhorar as atitudes, o pensamento dos indivíduos e assim ter um melhor aproveitamento da humanidade. É necessário trabalhar o pensamento para se chegar à moral positivista. È necessário procurar também o progresso e a moral da sociedade.
- Dogma Cientifico: os indivíduos não podem depender de eles próprios para chegarem ao estado positivista. Têm que se aprender com o passado, Viver o presente e preparar o futuro.
- Regímen que é afectado pela Sã Política: a são politica é feita na perspectiva da união, da união imaterial, com o objectivo de por fim às guerras e fazer uniões de estado e indivíduos. A ordem é fundamental e o progresso é a finalidade.

Princípios básicos do Positivismo:
- Prioridade de tudo sobre as partes: nenhuma análise pode ser feita separadamente. Há uma necessidade de se contextualizar. A análise da sociedade não pode ser feita por um só indivíduo, tem que ser feito por um grupo de indivíduos. É um princípio importado da biologia.
- O progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana: os indivíduos devem aprender com o Presente e Passado para estruturar o Futuro – é este o verdadeiro progresso da humanidade.
- O homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos: estamos perante a dimensão biológica e psicológica, ou seja, os indivíduos são dotados de características iguais em qualquer das épocas.

Método positivo: é um mérito de Comte, aplicado às ciências sociais em geral:
- Observação neutra, objectiva, desligada dos fenómenos (separação entre o sujeito produtor de conhecimento e o seu objecto de estudo);
- Valorização exclusiva do facto (observação e experimentação);
- Segmentação da realidade (compreensão da totalidade só se verifica pela compreensão das partes que a compõem).

Sem comentários: