sábado, 29 de novembro de 2008

Durkheim & Prof. João da Camara

07/11/2008

Facto Social: O facto social tem duas características fundamentais: a exterioridade e a coacção. Foi em “As regras do método Sociológico” que Durkheim caracteriza os factos sociais nestes termos - “consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo (existem fora das consciências individuais) e dotadas de um poder coercivo em virtude do qual se lhe impõem.”. O facto social é geral no âmbito de uma dada sociedade e, sendo exterior ao individuo, tem uma existência própria (existe independente das manifestações individuais), impondo-se como modelo de acção e de valores nos quais as pessoas são educadas. Daí o poder de coerção (características dos factos sociais. A sociedade constrange os indivíduos ao cumprimento das normas sociais que, não sendo seguidas, poderá excluir socialmente os desviantes) que exerce sobre os indivíduos.

Emile Durkheim é considerado por algumas o fundador da sociologia, por não ter-lhe dado uma abordagem tão filosófica. Foi um verdadeiro impulsionador da sociologia, sem nunca negar a origem da sociologia em Comte. Ao Contrario de Dukheim, não Considera a sociologia a religião da humanidade.
Durkheim acredita que a sociologia serve para tornar a sociedade melhor.

O método sociológico é uma pequena obra em que para além de explica o método sociológico, define o que é o facto social, e explica os alicerces da sociologia enquanto ciência.
Aplica o método para explicar os suicídios e todos os outros factos sociais.

Durkheim não nega Comte, diz que a sociologia é uma ciência após a análise das ciências e das leis das ciências. Reconhece igualmente a importância de Platão e de Aristóteles (pensadores de como a sociedade devia ser) e de Mostesquieu e Condorcet.

Durkheim nunca se interessou com a ideia de: “Como a sociedade devia ser”. A Sociologia tem que pensar o que a sociedade é, mas não exclui que os sociólogos não possam dar opinião. A sociologia tem que analisar a sociedade e dizer o que é.

Critica a Comte: Inventa a sociologia geral, não excluindo uma ciência sintética.

A Classificação das ciências é idêntica à de Comte, mas é diferente na génese.

Na época de Durkheim, a Sociologia era uma sociencia de moda que criava expectativas quanto ao resultado.

Análise de Conteúdo – durante muito tempo foi feita manualmente e estabeleceu indicadores para textos.

Ideia de Socialismo: não é uma ciência porque no final do séc 19/20, tinha-se a ideia que a sociologia podia ser uma forma de socialismo. A sociologia é uma ciência.

Classificação das ciências sociais segundo Durkheim: não quer saber das outras ciências, só quer saber das sociais. As ciências sociais são classificadas como complexas que é necessários estudá-las de forma fragmentada.

Morfologia Social: tem a ver com o facto de como olhamos para uma sociedade. Manifesta-se através da ecologia social (sociedade e o meio), demografia, geografia humana (a posição humana num espaço físico).
Fisiologia Social: área desafiante da sociologia porque são importantes para se compreender a sociedade já que são manifestações vitais da sociedade.
A sociologia pode ser: Religiosa, Moral, Jurídica, económica, linguística, estática.
Ordem social: existência de normas de comportamento, aceites pela generalidade das pessoas, que tornam a vida colectiva possível, pois estabelecem um ordem de quotidiano.

Sociologia Religiosa: Interessa a Durkheim pelos encatamentos da pessoas pela religião, pelas crenças, e pela força das instituições religiosas que influenciam toda a sociedade crente. A religião tem implicação na sociedade.

Sociologia Moral: tem implicações com a S. religiosa, mas são fenómenos distintos. A moral tem a ver com aquilo que a sociedade impõe como parte da ordem social. Existem coincidências como o não matar e outras não como o uso do preservativo.

Sociologia Jurídica: relação com a S. Religiosa e com a S. Moral, o Não matar está assente, prendo sanções físicas. A ordem jurídica não pode nunca negar a ordem social, porque a ordem jurídica é parte constituinte da ordem social.

11/11/2008

Não tenho nada, faltei à aula, se puderem, passem-me a informação.

14/11/08
Classificação das ciências sociais (Durkheim) – Abordagem pragmática – o estudo da realidade social é complexo. O sociólogo tenra compreender as particularidade e só depois o geral.
Morfologia Social – ciências particulares, posições geográficas, as relações com o meio físico. Como se estuda? Descreve-se o que se vê. A demografia, a Geografia Humana e Ecologia social
Fisiologia Social – ciência particular – é mais complexa – estuda as manifestações vitais sociais da sociedade, os processos de intervenção social entre indivíduos ou grupos de indivíduos.
Sociologia económica – tem a ver com os recursos e endividamento das famílias.
Linguística – importante pois a língua é coerciva e social
A classificação de Durkheim é uma classificação echada pois só contempla certas áreas.


Classificação alternativa do Professor Doutor João Bettencour da Câmara.
*Não há o objectivo de apresentar um tópico de disciplinas.
*É um critério lógico, ou seja, a natureza do objecto de estudo
*Há uma divisão em Sociologia Geral e Sociologias Particulares que se subdividem em Sociologias Parcelares; Sociologias especiais e Sociologias Mistas ou Compósitas.

Sociologia Geral: fala-se a propósito de que a sociologia abarca todas as realidades sociais sobre todos os pontos de vista.

Sociologia Mistas ou Compósitas: Estuda uma parte da Sociologia como a S. da Economia numa vertente específica, como a Família.

Sem comentários: