sábado, 13 de junho de 2009

Frequencia de Antropologia

Documentos cedidos pela colega Telma Cunha

Frequência de Antropologia de 2007

Responda a 3 das seguintes questões:

1- O estudo da cultura implica a compreensão da diferença e a procura do universal. Relacione estas duas áreas fundamentais.
2- Para o homem religioso o tempo e o espaço não são contínuos, a polarização entre o sagrado e o profano marca toda a existência. Fundamente esta ideia e justifique o interesse da Antropologia pela religião.
3- “ Uma nação é uma alma, um princípio espiritual. Duas coisas compõem esta alma, este princípio espiritual.Uma delas é a detenção de uma herança rica em memórias. A outra é o acordo presente, o desejo de viverem juntos”.

Comente a definição de Ernest Renan e utilize-a como ponto de partida para a caracterização dos modelos teóricos de construção da nação.

4- O conceito de comunidade, embora transversal às diferentes ciências sociais, tem permanecido na antropologia como uma das mais importantes categorias analíticas. Aborde-o nas diferentes acepções e implicações.



Época de recurso de 2007

Responda a 3 das seguintes questões:

1-Apresente as principais tendências dos movimentos migratórios no período pós 2º GM e confronte com os movimentos migratórios que caracterizam o início do século XXI.

2- As manifestações religiosas são tão antigas e estão de tal modo difundidas que nos é difícil imaginar o homem sem religião. Apresente as principais funções da religião e fundamente o interesse da antropologia pelo fenómeno religioso.

3- A família, enquanto unidade básica da estrutural social, conhece novos desafios motivados não apenas pelas novas formas deste grupo mas também por profundas alterações ao nível do seu funcionamento. Comente.

4- Proceda a uma reflexão crítica do conceito de minoria étnica e caracterize as políticas de integração de tipo pluralista.

Sem comentários: