segunda-feira, 29 de junho de 2009

Explique os processos da memória.


A memória é um processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos a informação.
Tem uma função cognitiva que nos permite ter a noção de identidade. Está relacionada com a aprendizagem.
Permite-nos captar, armazenar e recuperar a informação.
Existem três estádios ou processos da memória:
1) Aquisição: para recordarmos, é preciso ter primeiro aprendido. Sem aprendizagem não há memória. Pode ser semântico – enfatiza o estímulo verbal; ou pode ser fonético – enfatiza o som.
2) Armazenamento: é importante o interessa da informação. A informação é conservada, retida por períodos de tempo, para poder ser utilizada quando necessário.
3) Recuperação: é feita por recordação. Quando precisamos, procuramos recuperar, actualizar a informação armazenada, para utilizar na experiencia presente.
O primeiro aspecto do processo da memória é a aquisição de informação. Durante essa fase de aquisição, o item em questão tem que ser codificado. O termo codificação refere-se à forma como um item de memória tem de ser colocado na memória.
Para que seja recordada a experiencia codificada tem que deixar algum registo no sistema mental (traço mnésico); este tem de ser armazenado e conservado de forma mais ou menos permanente para a utilização posterior. A este processo dá-se o nome de armazenamento.
O momento em que o indivíduo tenta lembrar-se, extrai um determinado traço mnésico de entre todos os outros que armazenou, a este processo chama-se armazenamento. Há dois métodos para se estudar a recuperação – a recordação, em que se pede ao sujeito para produzir um item ou um conjunto de itens de memória; o reconhecimento, a pessoa a quem se mostrou o item tem de dizer se já o tinha encontrado anteriormente.

Sem comentários: