segunda-feira, 29 de junho de 2009

Explique os sistemas de armazenamento da memória

Os sistemas de armazenamento de memória fazem-se compor estruturas cognitivas:
- Memória sensorial (registos sensoriais);
- Memória a curto prazo;
- Memória a longo prazo.
A memória sensorial ou registos sensoriais é pelos sentidos que as informações entram no sistema da memória. As entradas (inputs) sensoriais são mantidas e armazenadas durante segundos. Os sistemas de memória sensorial são elementos do processo perceptivo, são imagens perceptivas.
A memória a curto prazo ou MCP (grande mentor George Miller) designa o armazenamento da informação por um período de alguns segundos, após o desaparecimento do estímulo. A capacidade desta memória é pequena, sendo poucas as informações que ser percebidas conscientemente ao mesmo tempo. É o material desta memória que fornece a informação sobre a qual se desenvolve a aprendizagem, o raciocínio e a imaginação. Assim sendo, parte dos materiais da MCP é transferida para a memória a longo prazo.
A memória a longo prazo permite conservar dados, informações adquiridas durante muito tempo. É graças a este tipo de memória que somos capazes de ler, reconhecer pessoas, etc. A memória a longo prazo contem dados que têm origem na de curto prazo. Para ser armazenada, a informação sofre um processo de transformação, isto é, é codificada.

Sem comentários: