quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sociologia Geral - Primeiras Aulas

1º Aula – 2008/10/03

O que é a Sociologia?
A Sociologia estuda/compreende a realidade social. A realidade social é o conjunto de relações que ocorrem entre os indivíduos no seu quotidiano, o que implica uma rede comunicacional durável que exprime e assegura a vida dos indivíduos num grupo num dado tempo e espaço.
È através da Sociologia que se compreende o fenómeno da mudança, que não é mais do que a transformação douradora das estruturas e do modo de funcionamento de uma dada organização social que seja observável no tempo.
A Sociologia, enquanto ciência, estuda ainda os grupos (conjunto de interacções formais, estruturadas e continuas entre agentes sociais que desempenham papeis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais para a consecução de objectivos comuns), os “factos sociais” (é todo o que é decorrente da vida em sociedade, ou seja, resultam das interacções entre os sujeitos sociais, possuem as características de exterioridade e de coercitividade, segundo Durkheim. São maneiras de pensar, sentir e agir exteriores aos indivíduos – têm existência fora das consciências dos indivíduos – e são coercíveis, isto é, dotados de poder sobre a vontade dos indivíduos) e as Interacções Sociais (são as relações recíprocas entre, pelo menos, dois indivíduos que resultam de um jogo de expectativas mútuas/várias em relação ao comportamento dos interlocutores.
A Sociologia nasce aquando de uma passagem de uma Sociedade Rural para uma Sociedade Industrial. Nesta passagem, a Família – Instituição/Grupo Social Principal que tem como objectivo a reprodução, a socialização dos filhos,…, e sobretudo, uma unidade de produção – passa a ser um mero contrato de natureza social.

O que é a Sociologia Urbana?
A Sociologia Urbana nasce em Chicago com um intuito pragmático.

Igreja: Outra importante instituição social.

Amor: é o resultado de uma construção social que nada tem a ver com a Instituição Família. É um conceito condicionado socialmente.

2º Aula

Objecto da Sociologia?
O objecto primordial é a sociedade humana e, mais concretamente, as diversas colectividades (conjunto de relações que os indivíduos estabelecem nos agrupamentos de que fazem parte – família, escola, grupos desportivos, …) que os homens formam.

A Perspectiva do Sociólogo: o sociólogo, como individuo, faz parte da sociedade, porém, ao fazer um estudo sociológico não pode estar inserido na problemática em questão. O sociólogo, então, tem que se exteriorizar da problemática em questão e, assim, despir-se dos pré-conceitos – Imaginação Sociológica.

O café é um acto social – envolve hábitos e atitudes.

Infoexclusão – todo o individuo que se recusa a fazer parte da sociedade de informação.

Não existe senso comum em Sociologia. À definição de senso comum a que mais se assemelha é conformismo social, que nada mais é do que o comportamento esperado pelos outros membros da sociedade (comportamento padronizado). Em suma, o Conformismo Social pode também ser visto como uma adesão aos valores e aos modelos de comportamento da colectividade.

Normas Sociais: são referências para o comportamento social decorrentes dos valores seguidos por uma sociedade, ou seja, regulam as relações de interdependência entre os indivíduos.

Sem comentários: