quinta-feira, 23 de outubro de 2008

História Economica e Social - 1º Aula

1º Aula – 2008/10/06

Século V a Século XV – Feudalismo
Século XV a Século XVIII – Mundialização/Descobrimentos/período pré Industrial.

Século 19 – Capitalismo Filhos da revolução Industrial.
Socialismo/Comunismo


A História é visa como uma enciclopédia geral, que utiliza factos do passado, para se entender o presente.
A História é uma ciência evolucionista, tendo duas linhas orientadoras – o tempo e o lugar (privilegiando-se sempre a civilização ocidental, a Europa), que não são mais do que uma relativização ou uma particularidade da ciência histórica.
A História utiliza duas técnicas para construir a sua ciência – heurística e a hermenêutica. A heurística é a avaliação do que é falso ou verdadeiro, depois da invenção da escrita. Por outro lado, a hermenêutica é a análise de textos, tentando-os situar na História, é chamado este processo também de técnica de interpretação.
A História, porém, tem as suas particularidades, estudando-se, neste caso, duas delas ao mesmo tempo – Económica e Social. Fala-se em social quando se pretende saber o modo de organização social de um determinado tempo ou espaço. Fala-se em económica quando se pretende conhecer a forma de organização das actividades e como isso afecta os padrões culturais, a evolução tecnológica. Deste modo, deseja-se também compreender as teorias e doutrinas económicas que daí derivam.

Artefacto – Vestígio que permite a análise histórica sem documentos escritos.
Facto – Vestígio que permite a analise histórica com base em documentos escritos.

Sem comentários: