segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Sociologia Geral - 4ª Aula

4ª Aula – 14/10/2008

È no Tomo IV do Curso de Filosofia Positiva (1839) que aparece pela primeira vez a designação SOCIOLOGIA.
É na lição nº47 que Comte substitui Física Social por Sociologia. Chegou a este conceito por um processo de reflexão feito desde 1824 na qual teve por base a sociedade da época.
Leis dos Três estado é um processo pela qual todas as sociedades devem passar e com regularidade.
O Estado teológico explica-se através de entidades divinas:
- Politeísta que corresponde à Grécia e à Roma antigas, cuja função esclarecedora dependia da interpretação das mensagens que os vários deuses enviavam para a Terra.
- Monoteísta, corresponde à Idade Média, crença num só Deus, extinguido a presença politeísta, apenas só presente esta ultima com o paralelismo com os vários Santos.
Ambas as entidades divinas explicam a natureza física dos fenómenos. Não importava explicar apenas o fenómeno social, mas também o natural. Abundantes em dogmáticas aceitáveis.

O Estado metafísico: idêntico ao teológico, só que as explicações são do foro natural, ou seja, há uma crença absoluta nas forças da natureza.

Estado Positivo (Cientifico): tenta-se compreender a relação entre fenómenos, da qual pode-se chegar a Leis (sociais) – as leis são regularidades. O que mais importa é o raciocínio e a observação articulados. Estas transformações só são possíveis com o esquecimento do ideal dominante progressivamente.
No estado Positivo existe sempre vestígios dos outros dois, metafísico e teológico, podendo-se fazer até mesmo paradoxos.





A lei dos três estados teve como principal função para Comte, a possibilidade de expor a sua classificação das ciências.

Pirâmide das Ciências:
Sociologia – 6º
Biologia – 5º
Química – 4º
Física – 3º
Astronomia – 2º
Matemática – 1º

A Sociologia e a Biologia são duas ciências estáticas.
A Sociologia encontra-se no topo porque é a ciência mais completa e complexa, ou seja, necessita de várias ciências para expor as suas teorias; é a ciência mais dependente. A Biologia, por sua vez, era na altura de Comte, a ciência mais popular.


A Matemática, a Astronomia, a Química e a Física são ciências analíticas, isto é, analisam fenómenos individualmente e de forma isolada.
A Matemática é considerada a ciência menos complexa, pois não depende de nenhuma para formar as suas teorias. Enquanto isso, as outras três dependem da matemática para formar as suas hipóteses e teorias.

A este critério piramidal da classificação das ciências chama-se:
- Critério da complexidade crescente ou critério da generalidade decrescente.

Sem comentários: