quarta-feira, 4 de março de 2009

Primeira Aula de Antropologia

2009/03/04


Antropo – Vem do grego, que significa homem.
Logia – vem do grego Logos que significa ciência, razão, pensamento, lógica, razão.

A Antropologia é uma área disciplinar diversificada que geralmente representa o estudo do homem, ou seja, olha para o que é o homem, estudando os aspectos quer são comuns a todos os homens – a Cultura – contudo, também estuda as diferenças que existem entre os homens – a forma como nos alimentamos. Tem uma perspectiva ou abordagem comparativa, sem envolver juízos de valor. Aceita o discurso do “relativismo cultural”, abstém-se de catalogar – o exemplo de haver sociedades mais ou menos desenvolvidas que outras. Inicialmente, os Antropólogos estudavam as sociedades primitivas com características etnocêntricas e eurocêntricas, ou seja, era uma visão preconceituosa. A sua investigação estava carregada de valores morais – faziam-se juízos de valor.
A primeira grande teoria antropológica é evolucionista.
A Antropologia é o estudo do “outro”, isto significa vermo-nos ao espelho (metáfora antropológica), olhamos assim a diferença, e vermos como nós igualmente somos diferentes. Tradicionalmente a Antropologia estuda culturas diferentes daquelas da origem do investigador. A Antropologia surgiu com um olhar especial sobre as outras culturas, igualmente apelidadas de sociedades exóticas ou primitivas (sociedades que o exploradores na época dos descobrimentos encontraram em África, América, e Ásia). Contudo, nos anos 50/60, a Antropologia sofre uma crise no seu objecto de estudo graças ao fim do colonialismo, pois começou a haver falta de condições de trabalho bem como de meios para se chegar ao sitio do trabalho de campo. Devido a este facto, a Antropologia dedica-se à variante Urbana (Antropologia Urbana), assemelhando-se à Sociologia.
A Antropologia não tem uma vocação especial para o estudo do passado. Pelo contrário, tem uma vocação para o estudo do presente como se poderá constatar pela sua metodologia.
A Antropologia, tal como a Sociologia, é uma ciência recente tendo forma só a partir de 1850, mas de forma indefinida e limitada, afirmando-se apenas no século XX, depois da I Guerra Mundial, onde as ideais e os métodos da Antropologia se tornam claros.

A Antropologia divide-se em dois grandes ramos (forma geral):
Antropologia Cultural / Social: A designação americana preferencial é cultural, a britânica é social. Os franceses chamam-lhe também cultural ou etnológica. Genericamente é a área que tem interesse particular com o comportamento e com a nossa acção cultural (exclusiva do homem). É no contexto desta área que nos interessamos pela cultura e que nos definimos como homens. É a maior subdisciplina da Antropologia, estudando o homem como ser cultural. Estudam-se objectos diversificados, abarcando muitos interesses como identidades étnicas (comunidade guineense ou cabo verdeana em Lisboa), cultura de género (as mulheres chinesas ou indianas) e as Identidades nacionais. Neste ramo estuda-se o “outro”, isto é, a cultura do “outro”. Olhar para o “outro” é olharmos para nós próprios, e é através deste olhar que se estabelecem as diferenças.
Na antropologia cultura estuda-se ainda:
As universais culturais – que são modos de pensamento, acção e comportamento comuns a todos os homens em qualquer parte do mundo – a linguagem, práticas contemporâneas de comportamento (Bom dia ou Boa Tarde);
A diversidade cultural – estuda as especificidades das universais culturais. É enorme a diversidade e é onde se centra a antropologia, ou seja, o olhar o outro, o olhar o diferente.
A Antropologia Cultural tem como bases de apoio para sustentar a sua produção científica dois pilares:
Etnografia (ou método etnográfico): foi o que definiu a prática da Antropologia. Implica a recolha de dados no terreno – observação directa – que implica a prática do trabalho de campo; encara-se o trabalho de campo como uma obrigação, sendo mesmo considerada o maior contributo da Antropologia para as ciências sociais e humanidades. Contudo, hoje, não é só o antropólogo que se dedica a este tipo de estudo, o Sociólogo também o faz. O trabalho de Campo é uma experiencia marcante porque há deslocação física, mas também, e sobretudo, cultural. O trabalho de campo está intimamente ligado com a observação participante (técnica de pesquisa em que o investigador faz parte do grupo em estudo, isto é observar e participar nas actividades quotidianas de um grupo) Este tipo de observação vai influenciar as conclusões finais, todavia, o antropólogo ou outro investigador tem que ser crítico em relação aos resultados. Assim, a imparcialidade é tida como ideal
Teoria: são património essencial da Antropologia. É das teorias que se pode retirar o corpo teórico. Foi a partir dos povos primitivos e da visão de que eles eram primitivos que nasceu o evolucionismo (grande escola da antropologia). Asa teorias devem ser expostas a um método de falsificação (Karl Popper) da qual deve prevalecer a teoria que melhor se adequa na altura. As teorias são construções históricas e têm de ser enquadradas num contexto.

Antropologia Física ou Biologia – a designação preferencial da escola americana é Física, da escola britânica é Biológica. Está centrada para questões do ponto de vista biológico, da evolução do homem (primatologia). A Antropologia Forense é exemplo deste tipo de antropologia, pois trata o homem na sua evolução e na sua genética.

A Antropologia está bastante especializada por muito que se diga que é apenas o estudo cultural. Isto acontece após 1940 com:
Antropologia Politica: estuda o poder e a forma como ele é exercido. O poder é cultural, o antropólogo interessa-se apenas por questões de eleição que diferiam culturalmente.
Antropologia Económica: práticas de produção, distribuição e consumo a nível cultural, ou seja, quer-se perceber como a cultura influencia os mercados.
Antropologia da Saúde: o olhar sobre a dor, sobre a doença, a relação entre as medicinas convencionais e alternativas e como é que se deixa cair a convencional numa época onde as tecnologias de ponta estão em voga.
Antropologia de Género – vocacionada para a construção da masculinidade e feminilidade
Antropologia Urbana – estuda as culturas especificamente urbanas, isto é, existentes só em cidades (grandes centros urbanos).
Antropologia Aplicada – é diferente de todas as outras. Tem como objectivo a resolução de problemas práticos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá ...

Sou professora de Geografia, mas fui trasferida de escola e recebi uma disciplina para lecionar no Ensino Médio "Atropologia" no 3º ano do Normal Médio. De princípio fiquei se saber o que fazer, porque apens vi na graduação essa matéria. Buscando alguma coisa online, encontrei essa matéria e gostei, gostaria de saber se posso contar com ajuda deste site para minhas aulas? Gostaria de receber alguma resposta. Obrigada.Prof. Andrea

Jonas Matos disse...

Claro, nós somos uma turma de estudantes de Sociologia, mas como tal, no nosso corriculum, temos um grande componente da actividade antropológica. A matéria de antropologia é bastante vasta, contudo, se nos der o seu programa, talvez consigamos obter aquilo que pretende!
Saudações

Anónimo disse...

ola eu sou a marcia e gostaria que publicassem sobre o contributo da sociologia para a antropologia

Anónimo disse...

oi gosto muito do vosso trabalho.elsa