domingo, 29 de março de 2009

Psicologia

Apontamentos do Luís Martins

Psicologia – 2ª aula 5\3\09

1 – Definições de Psicologia
2 - Psicologia enquanto ciência
3 – Principais ramos da Psicologia
4 – Origens da Psicologia
5 – Correntes actuais da Psicologia

1 – Psicologia é o estudo científico do comportamento de um ser humano e dos processos mentais. Tem uma dimensão complexa e subjectiva
2 – Psicologia é uma ciência (métodos científicos). Começa a dar-se uma preocupação na forma de pensar, agir e sentir nos indivíduos. Aparece no séc. XIX porque surge a importância de olhar para o indivíduo, já que o indivíduo é único, livre e está no centro da corrente humanista, que por sua vez tem uma área de estudo em vários domínios. Ex: arte.
A psicologia tem objectivos e procedimentos científicos. Estuda os processos mentais dos indivíduos. Tem também a parte da experimentação e recorre muito às experiências pois cada individuo tem características diferentes e a partir de um não se percebem todos. Os procedimentos científicos são processos de observação onde se tenta perceber os indivíduos mas nem sempre dá respostas suficientes, o que faz com que se recorra à experimentação. Ex: Laboratórios.
A psicologia também tem alguns princípios científicos, ou seja, tenta afastar-se do seu objecto de estudo de forma a obter uma observação neutra que é o seu principal objectivo. Deve também obedecer a princípios éticos.
Engenharia Psicológica – Muito utilizada na área da aviação. A construção dos aviões tem de atender à posição do piloto, por exemplo, para evitar a ilusão óptica. A psicologia ocupa-se de processos mentais (ex: raciocínio; inteligência) mas também pode agir no foro familiar (Ex: casamento; divórcio).






3 – Biopsicologia – Estuda as bases biológicas dos indivíduos. A dimensão psicológica e social interfere com o nosso organismo. A Biopsicologia estuda os fenómenos micro e através desses estudos juntos consegue apreender melhor os fenómenos macro. Criam-se sub-ramos.
Psicologia Experimental – São processos de percepção, sensação e mais tarde processos mentais. Pensamento acerca do mundo. Explora-se por exemplo aspectos de um modo a se poder produzir conhecimento através da investigação. Tem um campo de acção reduzido. Experimentação em situações hipotéticas. Vai dar origem á Psicologia Cognitiva.
Psicologia Cognitiva – Recorre-se muito à experimentação. São processos de aprendizagem e são também processos mentais superiores. Como aprendemos, retemos processamentos e adquirimos informação.
Psicologia do Desenvolvimento – Todos os indivíduos passam por processo de desenvolvimento desde a nascença até à morte. Estuda as mudanças físicas e psicológicas que o indivíduo sofre ao longo da vida. São mudanças físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Influencia os nossos processos mentais. O processo de desenvolvimento vai mudando. O desenvolvimento é diferente através da realidade diferente em que vivemos, o que afecta a nossa dimensão psicológica. O pensamento é afectado pela realidade social.
Psicologia da Personalidade – Há preocupação em perceber a constância ou mudança da personalidade. A personalidade é moldada através da nossa socialização mas também da nossa mente.
Os indivíduos com problemas a nível de perturbações podem ter problemas de personalidade, o que relaciona a Psicologia da Personalidade com a Psicologia Clínica.
Psicologia da Saúde – Explora a relação entre factores psicológicos e doenças ou lesões físicas. Quando ocorrem problemas de saúde originados por problemas a nível psicológico (ex: stress; ansiedade) Neste caso existe muitas vezes um trabalho conjunto da psicologia e da psiquiatria.
Psicologia Clínica – Quando existe um comportamento desviante ou perturbado. É o ramo da Psicologia que emprega mais psicólogos. Tem tido um maior desenvolvimento quando comparada com outros ramos da Psicologia. Este ramo estuda, faz diagnóstico e trata de determinado comportamento perturbado, que é causado através de um comportamento desviante
Aconselhamento Psicológico – Este ramo não tem um grande desenvolvimento mas tem vindo a melhorar. Trata de problemas de ajustamento educacional, social e de carreira (ex: adaptação laboral). Trata de assuntos relacionados com os processos de ensino e aprendizagem.
Psicologia Escolar – Está relacionada com a inserção do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem não relacionadas com a memória ou com o factor cognitivo mas sim com problemas psicológicos. Avalia o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas que as crianças dos vários tipos de ensino, desde o primário até ao universitário, apresentam a nível académico e emocional.
Psicologia Social – Pretende compreender como os grupos sociais influenciam o indivíduo, ou seja, são processos grupais que influenciam o indivíduo. Estuda a maneira como os pensamentos, sentimentos e acções das pessoas são afectadas por outras.
Psicologia da Mulher – Apareceu devido principalmente devido aos processos de descriminação que as mulheres são sujeitas. Porque é que são descriminadas; como as mulheres lidam com isso, etç. Concentra-se nos factores relacionados com o comportamento e desenvolvimento feminino.
Psicologia do Consumidor – Estuda a forma e a estratégia como determinada campanha influencia cada individuo a adquirir um determinado bem. Analisa hábitos de compra das pessoas e os efeitos de propaganda nos seus hábitos de consumo. No entanto o consumidor é também influenciado pelo meio social.
Psicologia Organizacional e Industrial – Estuda aspectos importantes para a indústria. Pretende perceber quais são os níveis de motivação, satisfação e adaptação, ou seja, como a produtividade é afectada pelos indivíduos. Integra assuntos como a produtividade, a satisfação no local de trabalho e a tomada de decisões. Preocupa-se também com o modo como as empresas utilizam as novas tecnologias pois podem causar lesões (ex: lesões oculares; cardiovasculares). Este ramo da Psicologia aparece ligado à Psicologia das Organizações.
Psicologia Intercultural – Ganhou um novo fôlego com o aumento das deslocações migratórias. Estuda as formas de reagir, pensar e agir numa nova dimensão cultural. Investiga as semelhanças e diferenças no funcionamento psicológico em várias culturas e grupos étnicos.








Psicologia 11/03/09

Novos ramos da Psicologia:
Psicologia evolutiva ou evolucionária – Está relacionada com a origem das espécies. Tem como ideia subjacente o facto de não termos apenas herança biológica mas também comportamental. Como é que a maneira de pensar é influenciada geneticamente, ou seja, como o processo de evolução do pensamento é influenciado. É uma área muito popular.
Neuropsicologia Clínica – Está relacionada com a Psicologia Clínica e a biopsicologia. Estuda quais os aspectos fisiológicos que interferem nas perturbações mentais pois as perturbações mentais podem ter alicerces de natureza biológica. Tenta perceber as perturbações mentais que existem mas também quais são os mecanismos fisiológicos/biológicos que contribuem para tal.
Psicologia do Ambiente – Estuda a forma como o ambiente interfere na nossa dimensão psicológica, isto é, a nossa relação com o meio. Dão-se processos químicos que interferem com o nosso cérebro e hormonas bem como com o nosso bioritmo. Ex: Depressão Sazonal – o individuo tem tendências depressivas quando exposto a pouca luz.
Psicologia Forense – Tem uma maior influência nos EUA. Apenas ocorre quando se dão crimes mais hediondos. Procura compreender o perfil dos prevaricadores. Está também relacionada de certa forma com a Antropobiologia. É um domínio interessante da investigação.
Psicologia do Desporto – Tem uma intervenção directa na área do desporto de alto rendimento. Está relacionada com o estudo de graus de motivação e satisfação para o atleta de modo a que o mesmo se consiga concentrar e obter o máximo rendimento. Pode ajudar a ultrapassar uma lesão como também pode ajudar os atletas a não tere medo nem do sucesso nem do fracasso.







Psicologia 12/03/09
A Psicologia apareceu para estudar indivíduos que tivessem comportamentos desviantes, que antes se acreditavam ter origem em espíritos malignos. Essa teoria, ainda existe actualmente. No entanto existem várias teorias.
Os primeiros escritos sobre a maneira de pensar foram escritos por Aristóteles, que é considerado o pai da Psicologia. Esse estudo acabava por ser um pouco fraco devido aos instrumentos rudimentares e pouco científicos que eram utilizados na altura. As observações feitas aos indivíduos tentavam compreender os estímulos e as percepções.
Ex: O quão brilhante devia ser uma estrela para ser vista » Visão
Quanto barulho era preciso algo fazer para ser ouvida » Audição
Esses estudos permitiam chegar ao limiar relativo e ao limiar absoluto.

Movimentos relacionados com a história da Psicologia:
Estruturalismo – Modelo criado por Wundt, em que se observavam várias experiências e depois se tentava dar uma consistência científica à Psicologia. Dentro do Estruturalismo podemos encontrar a Psicologia da Consciência, onde se tenta perceber todas as dimensões que a consciência possa ter, desde o pensamento ate às emoções. Wundt queria criar um método que era bastante subjectivo o que o levou a ser criticado. Era o Método da Introspecção Analítica » Utilizado em laboratório. Os indivíduos acabavam também por ser cientistas pois podiam analisar automaticamente o que sentiam.
Mais tarde apareceu Edward Titchener, seguidor de Wundt, que se preocupava com a localização de estruturas no sistema nervoso. Ex: Onde é que no sistema nervoso é desencadeado um determinado processo, como o estado de alegria por exemplo. No entanto não se conseguiu implementar na Europa por estar ofuscado por Wundt e acabou por emigrar para os EUA onde teve grande impacto.
Limitações do Estruturalismo » O Estruturalismo excluía hipóteses que tivessem crianças ou animais, pois não os considerava capazes de se exprimirem da melhor maneira. A abordagem era obscura bem como altamente subjectiva e não permitia aplicar a psicologia em termos prático. Acabavam também por não adquirir processos de cognição.
Funcionalismo – O Funcionalismo surgiu para ultrapassar as limitações do Estruturalismo. Surgiu a partir da Biologia estendendo-se depois a vários domínios. Tentava perceber quais as funções que existiam no cérebro e como essas acções influenciam as suas acções. O seu fundador é William James. James criou um laboratório apesar de não gostar por achar um pouco secante, mas esse laboratório foi criado apenas para as suas aulas. Não achava o Estruturalismo um método adequado e contestava também o método utilizado por Wundt, pois a consciência não é algo que possamos olhar e dizer que tudo está situado num determinado ponto. A consciência não é estática mas existe sim uma evolução divisível. James criou então um novo método para subsituir o Método de Introspecção Analítica, designado Introspecção Informal. A Introspecção Informal consistia em pedir às pessoas que relatassem de modo informal o que sentiam num determinado momento pois não se podem criar sentimentos de forma artificial. Acabava por estudar o funcionamento dos processos mentais.
Behaviorismo – Era visto como um movimento polémico que contestava tanto o Estruturalismo como o Funcionalismo pois achavam que os mesmos tinham inviabilizado o avanço da psicologia enquanto ciência. Era usado para compreender o pensamento através do que cada um pensava, o que não poderia ser considerado cientifico já que os resultados foram muito dispares o que levou a concluir que cada um entende a realidade de uma forma única. No entanto acabou por tornar a Psicologia numa ciência credível. Acreditavam que o meio, e não a genética, influenciavam o comportamento humano.
Gestaltismo – O ponto central de estudo é a percepção. Tenta estudar a maneira como organizamos a realidade que observamos à nossa volta. Divisão em pontos elementares. Para sentir a realidade usamos a audição, visão, etç. Temos de observar como um todo, ou seja, usar globalmente os nossos sentidos. Os mecanismos perceptivos funcionam como um todo e acabamos por perceber e analisar os “dados”.
Gestalt – Forma
- Padrão
- Estrutura
Teoria Psicanalítica - Fundada por Sigmund Freud. Estuda o tratamento de perturbações mentais. Não valia a pena tentar tratar as perturbações mentais com comprimidos mas sim tentando percebê-las. Ex: hipnose. Aparece o Método de Associação Livre » individuo deitado num divã relatando as suas experiências. Tem uma abordagem controversa pois diz que na primeira infância é que surgem os seus primeiros traços de personalidade fundamentais e esses mesmos traços só se desenvolvem até cerca dos 15 anos.





Psicologia 19/03/09
Ponto de vista Psicanalítico – Interpretação e forma como se pode analisar o comportamento das pessoas. (incompleto)
Perspectiva Neobehaviorista – Acaba por estar relacionada com a Psicologia Comportamental, ou seja, a aprendizagem e os seus processos. Não abandona métodos utilizados no passado.
Perspectiva Cognitiva – Está relacionada com a Psicologia Cognitiva. Tem um campo de análise ligado ao comportamento das crianças. Como é que o individuo interpreta e representa as interacções do mundo em seu redor.
Métodos: - Introspecção Informal
- Métodos Objectivos
- Combinação de vários aspectos
Perspectiva Humanista – Concentra-se maioritariamente no homem. A sua ideia fundamental era a dimensão, características e grandiosidade do ser humano. Surgiu depois da 2ª Guerra Mundial. Acredita-se que o ser humano é um ser excepcional e que tem capacidade para tudo. O homem é capaz de atingir o seu máximo potencial.
Métodos: - Literatura é feita pelo homem e reflecte emoções
- Estudos de caso » a individualização das situações. Através do estudo de um caso (não significa que seja uma só pessoa) é que se consegue fornecer pistas importantes para se perceber o geral.
Biológica – Está relacionada com a hereditariedade. Não tem grande consistência mas está em grande evolução. Envolve a combinação de diferentes perspectivas. Divide-se em dois grupos distintos:
- Métodos descritivos »
- Métodos interpretativos »
A Percepção consiste na percepção do mundo que nos rodeia, ou seja, o primeiro contacto com o mundo à nossa volta. Não percepcionamos o mundo tal como ele é mas sim através de vários factores. É a maneira como avaliamos os dados que nos são transmitidos pelo meio ambiente.
Sensação Percepção
Ter acesso a dados que estão no ambiente Percepção analisa esses dados


O limiar absoluto prende-se com o facto de ter de haver uma intensidade mínima de um estímulo para que esse estimulo seja percepcionado. Vivemos num contexto multidimensional, logo, nem sempre temos acesso a este limiar absoluto. Ex: Não se compreende todo o alcance da visão. Ex2: Paladar » detectamos o doce em 7,5 litros de agua se se deitar uma colher de açúcar.
A Teoria da detecção de Sinais consiste em podermos percepcionar elementos que não se vêem mas que estão lá. Interferem mecanismos psicológicos que interferem com a detecção de sinais em várias ocasiões.
O Limiar Diferencial tem a ver com a diferença mínima entre dois estímulos até que se perceba que há mesmo diferença.A Adaptação está relacionada com o facto de se um ser humano se encontrar exposto durante muito tempo a um determinado estimulo vai acabar por se adaptar ao mesmo. Pode originar a di

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