quinta-feira, 5 de março de 2009

II Aula de Gestão

04/03/2009

A Cultura Organizacional é o ponto fulcral da disciplina na qual nos diz como se faz qualquer coisa.

Para chegarmos ao conhecimento é preciso saber como gerir as informações. Gerir é conseguir resultados e ser responsável por eles. Também tem que se perceber os seus mecanismos. Para isso é necessário competitividade, resolução de problemas mais depressa e com maior consistência.

As empresas não podem esquecer os seus objectivos que são compostos:
Resultado;
Prazo;

Recursos e Meios.
Interpretação do esquema: Os resultados têm que ser atingidos num prazo de acordo com os recursos. Sem esquecer igualmente a avaliação (em gestão avalia-se constantemente).

Liderança? Processo de influencia social no qual o líder procura obter a participação voluntária dos colaboradores num esforço para atingirmos objectivos de organização.

Gestão:
Objectivos gerais: facultar uma aproximação aos conhecimentos das empresas de forma a poderem obter uma melhor percepção sobre a informação necessária para compreender o comportamento do sistema e dos actores. Interessa saber os conceitos fundamentais da gestão, do papel do gestor e das principais funções de gestão numa perspectiva de três subsistemas existentes em qualquer organização (Operacional; de Gestão; Institucional).
Objectivos específicos: familiarizarmo-nos com a especificidade da gestão empresarial através das suas diversas funções e da análise dos seus processos de trabalho e de tomada de decisão.
Perfil de Saída: A gestão destina-se a facultar uma visão das inter-relações entre as diversas funções empresariais com o Locus de trabalho futuro do Sociólogo em contextos organizados.

O que é uma organização/empresa?
* Constituídas por duas pessoas ou mais.
* Há relações de cooperação
* Coordenação formal de acções (se esta não existir, não pode haver organização)
* Diferenciação de funções (cada um faz aquilo para o qual tem mais competências)
* Estrutura Hierarquizada (está definido até na Lei que tem de haver um “gerente”. As funções tem ligações entre as outras, mas há quem tenha mais ou menos poder de decisão).
* Existência de Fronteiras (tem uma área especifica de actuação; filosofia da Gestão, cultura organizacional, inter-relação entre pessoas).
A empresa, a organização é um “bicho”, orgânico, vivo, não pode nunca ser mecânico.
Scott – “colectividades orientadas para a procura de objectivos específicos e que exibem estruturas sociais com uma formalização relativamente elevada”.
Morgan – “sistemas vivos que existem num envolvente mais vasta, da qual dependem para a satisfação das suas diversas necessidades”.
Kamoche – “colectividades capazes de alcançar os seus objectivos por permitirem aqueles que nelas trabalham o alcance dos seus próprios objectivos”.
Pode-se concluir assim que a empresa, a organização é:
Conjunto orgânico de pessoas, estruturas, procedimentos e comunicações que asseguram, por um lado, o funcionamento eficaz da empresa no presente e, por outro lado, preparam as informações e os meios que permitirão a sua adaptação para o futuro, ou seja a sua sobrevivência:
Estabelecimento de relações activas com a envolvente;
Recolha, descodificação e tratamento de informações externas e internas:
Preparação de soluções e respostas adaptadas;
Preparação e execução de planos de acção e de progresso em todos os domínios.

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