Estes Apontamentos são da autoria de Luís Martins. Um grande obrigado ao menino!
Psicologia – 5\3\09
1 – Definições de Psicologia
2 - Psicologia enquanto ciência
3 – Principais ramos da Psicologia
4 – Origens da Psicologia
5 – Correntes actuais da Psicologia
1 – Psicologia é o estudo científico do comportamento de um ser humano e dos processos mentais. Tem uma dimensão complexa e subjectiva
2 – Psicologia é uma ciência (métodos científicos). Começa a dar-se uma preocupação na forma de pensar, agir e sentir nos indivíduos. Aparece no séc. XIX porque surge a importância de olhar para o indivíduo, já que o indivíduo é único, livre e está no centro da corrente humanista, que por sua vez tem uma área de estudo em vários domínios. Ex: arte.
A psicologia tem objectivos e procedimentos científicos. Estuda os processos mentais dos indivíduos. Tem também a parte da experimentação e recorre muito às experiências pois cada individuo tem características diferentes e a partir de um não se percebem todos. Os procedimentos científicos são processos de observação onde se tenta perceber os indivíduos mas nem sempre dá respostas suficientes, o que faz com que se recorra à experimentação. Ex: Laboratórios.
A psicologia também tem alguns princípios científicos, ou seja, tenta afastar-se do seu objecto de estudo de forma a obter uma observação neutra que é o seu principal objectivo. Deve também obedecer a princípios éticos.
Engenharia Psicológica – Muito utilizada na área da aviação. A construção dos aviões tem de atender à posição do piloto, por exemplo, para evitar a ilusão óptica. A psicologia ocupa-se de processos mentais (ex: raciocínio; inteligência) mas também pode agir no foro familiar (Ex: casamento; divórcio).
3 – Biopsicologia – Estuda as bases biológicas dos indivíduos. A dimensão psicológica e social interfere com o nosso organismo. A Biopsicologia estuda os fenómenos micro e através desses estudos juntos consegue apreender melhor os fenómenos macro. Criam-se sub-ramos.
Psicologia Experimental – São processos de percepção, sensação e mais tarde processos mentais. Pensamento acerca do mundo. Explora-se por exemplo aspectos de um modo a se poder produzir conhecimento através da investigação. Tem um campo de acção reduzido. Experimentação em situações hipotéticas. Vai dar origem á Psicologia Cognitiva.
Psicologia Cognitiva – Recorre-se muito à experimentação. São processos de aprendizagem e são também processos mentais superiores. Como aprendemos, retemos processamentos e adquirimos informação.
Psicologia do Desenvolvimento – Todos os indivíduos passam por processo de desenvolvimento desde a nascença até à morte. Estuda as mudanças físicas e psicológicas que o indivíduo sofre ao longo da vida. São mudanças físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Influencia os nossos processos mentais. O processo de desenvolvimento vai mudando. O desenvolvimento é diferente através da realidade diferente em que vivemos, o que afecta a nossa dimensão psicológica. O pensamento é afectado pela realidade social.
Psicologia da Personalidade – Há preocupação em perceber a constância ou mudança da personalidade. A personalidade é moldada através da nossa socialização mas também da nossa mente.
Os indivíduos com problemas a nível de perturbações podem ter problemas de personalidade, o que relaciona a Psicologia da Personalidade com a Psicologia Clínica.
Psicologia da Saúde – Explora a relação entre factores psicológicos e doenças ou lesões físicas. Quando ocorrem problemas de saúde originados por problemas a nível psicológico (ex: stress; ansiedade) Neste caso existe muitas vezes um trabalho conjunto da psicologia e da psiquiatria.
Psicologia Clínica – Quando existe um comportamento desviante ou perturbado. É o ramo da Psicologia que emprega mais psicólogos. Tem tido um maior desenvolvimento quando comparada com outros ramos da Psicologia. Este ramo estuda, faz diagnóstico e trata de determinado comportamento perturbado, que é causado através de um comportamento desviante
Aconselhamento Psicológico – Este ramo não tem um grande desenvolvimento mas tem vindo a melhorar. Trata de problemas de ajustamento educacional, social e de carreira (ex: adaptação laboral). Trata de assuntos relacionados com os processos de ensino e aprendizagem.
Psicologia Escolar – Está relacionada com a inserção do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem não relacionadas com a memória ou com o factor cognitivo mas sim com problemas psicológicos. Avalia o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas que as crianças dos vários tipos de ensino, desde o primário até ao universitário, apresentam a nível académico e emocional.
Psicologia Social – Pretende compreender como os grupos sociais influenciam o indivíduo, ou seja, são processos grupais que influenciam o indivíduo. Estuda a maneira como os pensamentos, sentimentos e acções das pessoas são afectadas por outras.
Psicologia da Mulher – Apareceu devido principalmente devido aos processos de descriminação que as mulheres são sujeitas. Porque é que são descriminadas; como as mulheres lidam com isso, etç. Concentra-se nos factores relacionados com o comportamento e desenvolvimento feminino.
Psicologia do Consumidor – Estuda a forma e a estratégia como determinada campanha influencia cada individuo a adquirir um determinado bem. Analisa hábitos de compra das pessoas e os efeitos de propaganda nos seus hábitos de consumo. No entanto o consumidor é também influenciado pelo meio social.
Psicologia Organizacional e Industrial – Estuda aspectos importantes para a indústria. Pretende perceber quais são os níveis de motivação, satisfação e adaptação, ou seja, como a produtividade é afectada pelos indivíduos. Integra assuntos como a produtividade, a satisfação no local de trabalho e a tomada de decisões. Preocupa-se também com o modo como as empresas utilizam as novas tecnologias pois podem causar lesões (ex: lesões oculares; cardiovasculares). Este ramo da Psicologia aparece ligado à Psicologia das Organizações.
Psicologia Intercultural – Ganhou um novo fôlego com o aumento das deslocações migratórias. Estuda as formas de reagir, pensar e agir numa nova dimensão cultural. Investiga as semelhanças e diferenças no funcionamento psicológico em várias culturas e grupos étnicos.
1 – Definições de Psicologia
2 - Psicologia enquanto ciência
3 – Principais ramos da Psicologia
4 – Origens da Psicologia
5 – Correntes actuais da Psicologia
1 – Psicologia é o estudo científico do comportamento de um ser humano e dos processos mentais. Tem uma dimensão complexa e subjectiva
2 – Psicologia é uma ciência (métodos científicos). Começa a dar-se uma preocupação na forma de pensar, agir e sentir nos indivíduos. Aparece no séc. XIX porque surge a importância de olhar para o indivíduo, já que o indivíduo é único, livre e está no centro da corrente humanista, que por sua vez tem uma área de estudo em vários domínios. Ex: arte.
A psicologia tem objectivos e procedimentos científicos. Estuda os processos mentais dos indivíduos. Tem também a parte da experimentação e recorre muito às experiências pois cada individuo tem características diferentes e a partir de um não se percebem todos. Os procedimentos científicos são processos de observação onde se tenta perceber os indivíduos mas nem sempre dá respostas suficientes, o que faz com que se recorra à experimentação. Ex: Laboratórios.
A psicologia também tem alguns princípios científicos, ou seja, tenta afastar-se do seu objecto de estudo de forma a obter uma observação neutra que é o seu principal objectivo. Deve também obedecer a princípios éticos.
Engenharia Psicológica – Muito utilizada na área da aviação. A construção dos aviões tem de atender à posição do piloto, por exemplo, para evitar a ilusão óptica. A psicologia ocupa-se de processos mentais (ex: raciocínio; inteligência) mas também pode agir no foro familiar (Ex: casamento; divórcio).
3 – Biopsicologia – Estuda as bases biológicas dos indivíduos. A dimensão psicológica e social interfere com o nosso organismo. A Biopsicologia estuda os fenómenos micro e através desses estudos juntos consegue apreender melhor os fenómenos macro. Criam-se sub-ramos.
Psicologia Experimental – São processos de percepção, sensação e mais tarde processos mentais. Pensamento acerca do mundo. Explora-se por exemplo aspectos de um modo a se poder produzir conhecimento através da investigação. Tem um campo de acção reduzido. Experimentação em situações hipotéticas. Vai dar origem á Psicologia Cognitiva.
Psicologia Cognitiva – Recorre-se muito à experimentação. São processos de aprendizagem e são também processos mentais superiores. Como aprendemos, retemos processamentos e adquirimos informação.
Psicologia do Desenvolvimento – Todos os indivíduos passam por processo de desenvolvimento desde a nascença até à morte. Estuda as mudanças físicas e psicológicas que o indivíduo sofre ao longo da vida. São mudanças físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Influencia os nossos processos mentais. O processo de desenvolvimento vai mudando. O desenvolvimento é diferente através da realidade diferente em que vivemos, o que afecta a nossa dimensão psicológica. O pensamento é afectado pela realidade social.
Psicologia da Personalidade – Há preocupação em perceber a constância ou mudança da personalidade. A personalidade é moldada através da nossa socialização mas também da nossa mente.
Os indivíduos com problemas a nível de perturbações podem ter problemas de personalidade, o que relaciona a Psicologia da Personalidade com a Psicologia Clínica.
Psicologia da Saúde – Explora a relação entre factores psicológicos e doenças ou lesões físicas. Quando ocorrem problemas de saúde originados por problemas a nível psicológico (ex: stress; ansiedade) Neste caso existe muitas vezes um trabalho conjunto da psicologia e da psiquiatria.
Psicologia Clínica – Quando existe um comportamento desviante ou perturbado. É o ramo da Psicologia que emprega mais psicólogos. Tem tido um maior desenvolvimento quando comparada com outros ramos da Psicologia. Este ramo estuda, faz diagnóstico e trata de determinado comportamento perturbado, que é causado através de um comportamento desviante
Aconselhamento Psicológico – Este ramo não tem um grande desenvolvimento mas tem vindo a melhorar. Trata de problemas de ajustamento educacional, social e de carreira (ex: adaptação laboral). Trata de assuntos relacionados com os processos de ensino e aprendizagem.
Psicologia Escolar – Está relacionada com a inserção do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem não relacionadas com a memória ou com o factor cognitivo mas sim com problemas psicológicos. Avalia o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas que as crianças dos vários tipos de ensino, desde o primário até ao universitário, apresentam a nível académico e emocional.
Psicologia Social – Pretende compreender como os grupos sociais influenciam o indivíduo, ou seja, são processos grupais que influenciam o indivíduo. Estuda a maneira como os pensamentos, sentimentos e acções das pessoas são afectadas por outras.
Psicologia da Mulher – Apareceu devido principalmente devido aos processos de descriminação que as mulheres são sujeitas. Porque é que são descriminadas; como as mulheres lidam com isso, etç. Concentra-se nos factores relacionados com o comportamento e desenvolvimento feminino.
Psicologia do Consumidor – Estuda a forma e a estratégia como determinada campanha influencia cada individuo a adquirir um determinado bem. Analisa hábitos de compra das pessoas e os efeitos de propaganda nos seus hábitos de consumo. No entanto o consumidor é também influenciado pelo meio social.
Psicologia Organizacional e Industrial – Estuda aspectos importantes para a indústria. Pretende perceber quais são os níveis de motivação, satisfação e adaptação, ou seja, como a produtividade é afectada pelos indivíduos. Integra assuntos como a produtividade, a satisfação no local de trabalho e a tomada de decisões. Preocupa-se também com o modo como as empresas utilizam as novas tecnologias pois podem causar lesões (ex: lesões oculares; cardiovasculares). Este ramo da Psicologia aparece ligado à Psicologia das Organizações.
Psicologia Intercultural – Ganhou um novo fôlego com o aumento das deslocações migratórias. Estuda as formas de reagir, pensar e agir numa nova dimensão cultural. Investiga as semelhanças e diferenças no funcionamento psicológico em várias culturas e grupos étnicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário