segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

HES Aulas de Dezembro e Inicio de Janeiro

03/12/2008

Thomas Malthus tem como principal obra “Ensaio sobre o princípio da população” (1803).
É um economista heterodoxo, ou seja, contribui apenas para a análise económica, o seu pressuposto não é a economia em si.
A. Smith é o seu inspirador doutrinário para a teoria económica de mercado.

As Crises:
As crises económicas dão origem a Exclusões sociais e a especulação e desemprego, sendos as duas ultimas de relevância. O desemprego, mais concretamente, não absorve toda a mão-de-obra disponível, alimenta-se da poorlaw. Põe me causa a harmonia social de Smith e a perfeição de mercado. O problema económico reside na demografia e na população.

Lei de Malthus:
Traz o princípio da demografia como principio também económico. É considerada a primeira projecção económica, explicando-a através das migrações do campo para a acidade. Há uma introdução da tecnologia na agricultura, da qual é necessário pessoas. As cidades crescem, deste modo, e as fábricas têxteis, que receberam mais pessoas, são a primeira arma de explosão industrial.

Paralelamente, acontecem fenómenos demográficos, a natalidade aumenta (considera-se o primeiro baby boom , e a mortalidade desce (melhoria das condições de higiene e médicas).
Malthus conclui que 25 em 25 anos a população duplica.
Há, contudo, problemas de produção alimentar; os solos não têm capacidade para a produção de excedentes.

Primando de Malthus dá origem à Lei de Malthus:
As váriaveis são tão económicas como demográficas.
Alimentação
Procriação (tendência humana)

A lei de malthus é uma perspectiva diferente da de Smith. Ou seja, não é uma visão paradisíaca, sendo as crises devidas às duas variáveis – a economia e a procriação.
Há uma progressão aritmética – a população.
Há progressão geográfica – a alimentação.

Malthus perspectivou que o aumento da população iria origina falta de alimentos.
A pobreza é causa do aumento populacional e, assim, a capacidade de não produzir alimentos vai ser a preocupação humanitária.

Medidas para acabar com a pobreza:
Cataclismo – guerras (quem combate são os pobres)
Fim da Lei dos pobres no Reino Unido (princípios da segurança social)
Celibato – controlo da natalidade e retirada de rapazes da pobreza.
17/12/2008
David Ricardo escreveu “Princípios da economia Politica”, aproveitando tudo o que foi feito em termos económicos por os autores anteriores.

David Ricardo formula princípios de teorias económicas:
- teoria da renda diferenciada;
- teoria das vantagens comparativas
- teoria da repartição ( distribuição – valor)
(o Reino Unido inspira-se nesta teoria como potencia hegemónica na época industrial)

Ele é o primeiro teorizador do socialismo.

Teoria da renda diferencial (terras / alimentos)
A primeira ocupação as terras encontram-se mais férteis, a exploração é maior e preço produto é mais barato. Na Segunda ocupação, há mais produção, mas os terrenos são muito menos férteis, a exploração tem mais custos, e há aumento de preço.

Vantagens Comparativas – já haviam leis de mercado, esta teoria só as veio internacionalizar com o tratado de Methewn, isto é, exportar o que onde se é bom, importar aquilo que os outros são bons. É uma vantagem comparativa e há balança comercial.

O reino Unido era o único estado capaz de produzir proutos industriais a preços competitivos.

Com David Ricardo abres-e as portas ás assimetrias entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento.

A teoria da repartição vai justificar a carga de imposto.
Ao analisar o valor económico, valoriza-se o trabalho tendo em conta o valor de produto (custo de produção implicam o valor de mercado e o preço de troca origina o lucro que será submetido ao imposto).

2009/01/07
Friedrish List escreve “O Sistema Nacional de economia politica”, no qual põe em causa a escola clássica. É heterodoxo, isto é, não é seguidor da ideologia socialista nem capitalista. Infloenciou Marx nas suas politicas económicas de nacionalismo, bem como o Nacional-socialismo de Hitler. Roosevelt inspirou-se também neste autor. A partir desta obra, a economia é considerada imperfeita.

É com List que a Alemanha aparece como superpotência. Na obra referida, ele diz que a economia n pode ser universal, mas sim nacional. List dá as condições para que cada nação tenha o determinismo de definir a sua economia. Na Alemanha, esta corrente chamou-se do historicismo alemão, já que é um símbolo de patriotismo (ex: VW é a prova desse patriotismo),

O Historicismo alemão baseia-se em 3 fases de evolução
Fase Selvagem (homem enquanto animal)
Fase Pastoril (os povos circulavam, havendo sempre a possibilidade da pratica da agricultura)
Fase Agrícola (fase em que se encontram as nações, todas se dedicam à agricultura; dá-se o arranque económico)
Fase Agrícola + Industrial (manufactureira)
Fase Agrícola + Industrial (manufactureira) + Comercio

Nesta conjuntura, boa parte da Europa seguiu a lógica de List. List diz que sem estas fases, é impossível que um estado se torne superpotência.

List propõe para as economias nacionais:
Politicas de proteccionismo (regulação do estado para os bens nacionais)
Políticas intervencionistas (o estado enquanto regulador económico) é uma espécie de socialismo, passando a “mão invisível” e o “Laissez faire Laissez” passe sem qualquer sentido na economia. Marx recupera esta ideia de forma mais científica. O estado enquanto regulador faz:
Barreiras alfandegárias (pautas e taxas) e Incentivos Fiscais (subsídios e redução de carga fiscal)
A EU adopta esta teoria.
Esta é uma posição heterodoxa, baseada na historia dos Povos, que vai inspirar lógicas de soberania.


2009/01/12
Karl Marx escreveu o Kapital em 1867.
Há já antes de Marx inspirações de intervenção do estado na economia, mas é Marx que teoriza o socialismo científico. (com list há apenas o socialismo de estado)
Com Marx há o pleno estado socialista. Entra-se na economia planificada, ou seja, o que sustenta a economia são as necessidades dos indivíduos, ou seja, se houver recursos não é necessária a oferta/procura.
Marx constrói toda a sua lógica na luta de classes.

Marx vai construir uma utopia, inspira-se em Hegel – dialetica; e Engels - o materialismo histórico.

Princípios da dialetica de Hegel – todas as ideias bbaseiam-se em teses, as teses são obrigadas a haver antíteses, originando um choque destas duas, provocando uma síntese que provoca novamente uma tese.
Lógica de Hegel: origem das sociedade da-se na família que forma as normas, que depois passa a propriedade que forma a economia, que subsequentemente forma o estado que dá lugar à politica.

O comunismo primitivo (pré-historia) – sociedade sem classes, que era socialista. Depois, começa aparecer a lógica da propriedade.
Transformar a propriedade privada numa lógica de colectivização, onde o estado é detentor de tudo vai dar origem À planificação.

2 comentários:

Anónimo disse...

não tem nada que eu quero mais a foto da periferia ta bacana

Anónimo disse...

vai da teu cu pocaria vai da oprequito iisa naõ prestakkkkkkk